terça-feira, 2 de agosto de 2011

Bate-papo com o Escritor Éber Sander

No dia 19/08/2011 na Livraria Laselva de Indaiatuba, a partir das 18h00min será o lançamento oficial do livro “Eu Morri faz Tempo” a segunda obra do escritor Éber Sander, publicado pela Editora Scortecci.

Tive a oportunidade de bater um papo com o Éber durante esta semana. Conheça um pouco mais deste escritor da nova geração.

1Conte-nos um pouco sobre o seu novo livro.
Ebér Sander: O livro “Eu morri faz tempo” assim como o primeiro, é uma coletânea de contos e crônicas. Foi sendo escrito e depurado nestes últimos dois anos. É um livro de leitura fácil e rápida com um preço bastante acessível.

2 – Para quem conhece o “Perguntas indiscretas” o que pode ver de novidade no “Eu Morri faz Tempo”?
Ebér Sander: Dizem que os escritores, assim como os vinhos, melhoram com o tempo. Essa é a aposta. Muitas coisas boas e ruins aconteceram comigo em dois anos, essas experiências estarão nos textos de alguma forma. Particularmente o que mais gostei são os textos das minhas idas ao médico com minha esposa, na ocasião do pré-natal em que fizemos. Sim, pois eu também fiquei grávido. Nossa filha nasceu em abril. Costumo dizer que fiz um pré-natal literário.

3 – Qual a sua opinião sobre os novos leitores e qual é sua maior influência literária?
Ebér Sander: O público leitor no Brasil atualmente é formado basicamente pelas crianças, adolescentes e pelas mulheres. Isso explica as vendas extraordinárias dos livros de histórias de bruxos e vampiros, além dos romances. Nunca os brasileiros leram tanto como agora, mas sinto que ainda há muito a avançar. Pesquisa recente mostrou que em cada 5 livros vendidos, apenas 1 é comprado pela classe C.
E todos sabem que a classe é a maioria. E a maioria deve ter acesso aos livros. Sinto também que é preciso valorizar os escritores brasileiros. Ainda consumimos muito que vem de fora. Tenho três escritores como mestres: Eduardo Galeano, Machado de Assis e Mário Quintana.

4 – Como está sendo pra você, o fato de que o seu primeiro livro estar sendo distribuído nos países lusófonos? É um projeto para o “Eu morri faz tempo” também?
Ebér Sander: É motivo de grande satisfação e alegria ver que o “Perguntas Indiscretas” atravessou as fronteiras nacionais. Já existem pedidos para o “Eu morri faz tempo” também. É um caminho sem volta. Felizmente. Espero que dentro em breve os livros possam ganhar edição em outras línguas.

5 – Fique à vontade para falar com seus leitores e convidá-los para os eventos que fará com “Eu Morri faz Tempo”.
Ebér Sander: Gostaria de agradecer aos meus leitores pelo apoio e convidá-los para o lançamento do “Eu morri faz tempo” no dia 19/08 na Laselva de Indaiatuba. Será um grande prazer recebê-los.

6 – Éber, muito frio na barriga quanto a noite de autógrafo?
Ebér Sander: O lançamento é a data mais aguardada pelo escritor. Passamos noites em claro pensando sobre o evento. Mas não tem muito que fazer, é aguardar e curtir o grande dia.

7 – Além dos eventos que fará, onde os leitores do Brasil poderão encontrar seus livros para compra?
Ebér Sander: O livro estará à venda nas melhores livrarias do Brasil, além das grandes livrarias virtuais como: Cultura, Saraiva, Siciliano e Asabeça.

8 – Por que “Eu Morri faz Tempo” —, alguma alusão?
Ebér Sander: Eu morri faz tempo é uma crônica que está no livro. Neste texto faço algumas provocações no sentido sobre o que é viver. Onde começa a vida? Onde começa a morte? Viver é apenas respirar? Ou o viver é muito mais que isso?

Agradeço e desejo sorte e sucesso ao Éber Sander. Aproveito para convidar todos para o lançamento do livro “Eu Morri faz Tempo” —, nos vemos no dia 19 de agosto em Indaiatuba.

Confira as novidades no blog do autor: www.ebersander.wordpress.com

Um comentário:

  1. Muito nobre você divulgar seus colegas escritores, gostei muito da entrevista do Éber também. Pena morar tão longe e não poder ir ao avento dele. Bjinhos.

    ResponderExcluir